O Concurso de Mascarados e Dominós 2026, o Prêmio Dr. Ailton Damas, que tradicionalmente é realizado no sábado de Carnaval, em São João da Barra, está com inscrições gratuitas abertas até o dia 11 de fevereiro. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Cultura, situada na Rua São João, nº 292 - Centro, apresentando a ficha de inscrição preenchida e cópia da documentação que consta no regulamento.
Na categoria adulto é necessário apresentar documento de identificação com foto; comprovante de residência do último mês; cartão da conta bancária do responsável pela inscrição (não será aceita conta poupança); procuração para recebimento de premiação (casos em que o participante não tenha conta bancária ou esteja impossibilitado de recebê-la); Certidão de Negativa de Débitos Municipal (CND).
Na categoria infantojuvenil, de 6 a 17 anos, é exigida cópia da certidão de nascimento do participante ou RG; documentação do responsável: documento de identificação com foto; CPF; comprovante de residência do último mês; cartão da conta bancária do responsável pela inscrição (não será aceita conta poupança); procuração para recebimento de premiação (casos onde o participante não tenha conta bancária ou esteja impossibilitado de recebê-la).
A premiação, no valor de R$ 30 mil, será dividida a partir das fantasias que se destacarem por meio das maiores notas, sendo avaliados pela comissão julgadora os critérios Criatividade (habilidade de criação, imaginação), Originalidade (ineditismo, singularidade, inovação) e Beleza (aparência, capricho, estética) nas seguintes categorias: Adulto Grupo Mascarado, Adulto Individual Mascarado, Adulto Grupo Dominó, Adulto Individual Dominó, Infantojuvenil Grupo Mascarado, Infantojuvenil Individual Mascarado e Infantojuvenil Individual Dominó.
O Concurso de Mascarados e Dominós, organizado pela Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, foi criado na década de 1970 por Dr. Ailton Damas dos Santos, tornando-se uma das ações imprescindíveis de cultura no período de Carnaval, fortalecendo uma das maiores tradições da história carnavalesca.










